sábado, 19 de março de 2011

Resultados do plano de acção para a Educação de Adultos discutidos em Budapeste PDF Imprimir e-mail
It's always a good time to learnEspecialistas do mundo da Educação de Adultos debateram os resultados do Plano de Acção Europeu para a Aprendizagem dos Adultos, recentemente finalizado, numa Conferência que se realizou em Budapeste, entre 7 e 9 de Março.
A Conferência sublinhou a necessidade de a educação de adultos, ainda mais do que antes, contribuir para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo na Europa, como parte integrante da sua retoma económica e em resposta às suas sociedades envelhecidas, multiculturais e em constante mutação.
Os participantes acordaram em que as prioridades futuras se devem concentrar em capacitar as pessoas adultas a lidar com a mudança e as transições na sua vida e no seu trabalho. Uma das principais questões realçadas foi saber como assegurar uma expansão eficiente deste sector num período de austeridade financeira.
“Esta é uma conferência que resulta de três anos de trabalho muito árduo sobre um tema de crucial importância”, disse o Director-Geral Adjunto para a Educação e Cultura, da Comissão Europeia, Xavier Prats Monné, aos mais de 250 participantes vindos de mais de 35 países, que estiveram nesta conferência juntamente com parceiros das Nações Unidas, Conselho da Europa, OCDE e várias instituições da U.E.
A finalidade da conferência – apoiada na publicação de um documento da Comissão que sintetizava os resultados do Plano de Acção da U.E. para a Educação de Adultos – era fazer o balanço dos resultados obtidos nos últimos três anos de cooperação europeia no campo da educação de adultos e aproveitar os ensinamentos e experiências a fim de formular estratégias, melhoradas e mais eficazes, para o futuro.
Apesar dos progressos, reformas e inovações em muitos países e regiões da Europa, constata-se um facto negativo, que é a população dos adultos não beneficiários de educação ser hoje superior em 50 milhões ao que era há 10 anos. Possuir competências chave, que incluem suficiente literacia, numeracia e competências informáticas, é ainda um problema para um terço da população activa, muitos dos quais precisam elevar as suas competências para manter os seus empregos.
Os especialistas e as organizações da sociedade civil, activos no campo da educação de adultos, juntaram-se aos parceiros sociais e aos representantes dos poderes públicos de toda a Europa para vincar a importância central da educação de adultos na resposta aos défices de competências dentro da União. Como afirmou a oradora responsável pela comunicação principal, Maria João Rodrigues, Conselheira Especial das Presidências da U.E. e da Comissão Europeia: “A Educação de Adultos é uma tarefa primordial para o século XXI – vital para capacitar as pessoas a obterem o melhor possível das suas vidas e dos seus empregos e, portanto, um elemento essencial para a Estratégia EU2020 da U.E. para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo”.
Os participantes na conferência reconheceram o sucesso do Plano de Acção para a Aprendizagem de Adultos (2008-2010) na promoção da agenda da educação de adultos em todos os Estados-Membros. Apresentaram provas das mais valias que se vêem emergir da existência de um referencial comum com metas acordadas, de um debate intenso como instrumento para o apoio ao processo de decisão política e de um Fórum europeu de promoção do intercâmbio de ideias inovadoras neste domínio.
A conferência deu um forte impulso ao trabalho da Comissão no sector da educação de adultos. As orientações desenvolvidas nesta conferência ajudarão a moldar um novo Plano de Acção para a Aprendizagem de Adultos, a lançar ainda este ano, dentro do âmbito da Estratégia de Educação e Formação 2020, a fim de apoiar o desenvolvimento, na Europa, de um sector de educação e aprendizagem de adultos forte e capaz de responder aos desafios.
Mais informações sobre a conferência em:
http://adultlearning-budapest2011.teamwork.fr/en/background
(Comunicado de Imprensa da U.E.)
 Susana Sousa

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