terça-feira, 17 de maio de 2011

Abandono dos idosos em Portugal

 
        
      Abandono dos idosos em Portugal
Multiplicam-se os casos de idosos que morrem abandonados nas suas casas. Alguns ainda têm família, mas por qualquer motivo pessoal deixaram-nos abandonados, outros simplesmente porque não tem família próxima e vivem isolados na sua solidão de velhice.

Antigamente os casais pensavam em ter muitos filhos, porque tinham a expectativa de ter no futuro quem tomasse conta deles, mas hoje em dia, com as exigências económicas da vida das pessoas, ambos os cônjuges trabalham o que condiciona seriamente a sua disponibilidade para tomar conta dos seus progenitores.

Esta situação está em contradição com o conceito tradicional de família, com os valores defendidos pela igreja católica ao longo dos tempos, mas está a diluir-se pelos novos conceitos de vida moderna


Liliana Mendes


1 comentário:

  1. É uma situação deveras preocupante e sobre a qual penso que o Governo pouco ou nada pode agir, porque é impossível saber com certeza o número de idosos abandonados nas suas casas. Parte do carácter e da mentalidade das pessoas em Portugal, que infelizmente está muito aquém do que seria desejado.

    ResponderEliminar